sábado, 26 de dezembro de 2009

Evolução tecnológica - Mercedes-Benz

Os primeiros motores fabricados pela Mercedes-Benz do Brasil (OM 321, 326 e 324) utilizavam injeção indireta, realizada numa pré-câmara de combustão. Em 1969, com o lançamento do OM 352 de aspiração natural e potência de 130 cv, a Empresa realizou o primeiro grande avanço tecnológico dos motores diesel no País, introduzindo o sistema de injeção direta. Mercedes-Benz O352 da Vip Bus Em 1977, a Empresa adquiriu competência para desenvolver a aplicação de combustíveis alternativos. Para motores do ciclo Otto, criou modelos de caminhões movidos a álcool e para os do ciclo diesel, lançou caminhões a álcool aditivado e a óleos vegetais esterificados. Como resultado dessa competência, a Mercedes-Benz do Brasil desenvolveu o motor a gás natural M 352 G, apresentado pela primeira vez em 1985. Esse motor evoluiu tanto que conquistou para a filial brasileira a posição de centro de competência para motores a gás. Famílias 300 e 400 O primeiro motor OM 366 de 6 cilindros (aspirado, de 136 cv e turboalimentado, de 185 cv) foi lançado em 1987. No ano seguinte, foi a vez do modelo de 4 cilindros, o OM 364 (aspirado, de 90 cv e turbo, de 122 cv). A versão com turbocooler do OM 366 LA, de 210 cv, veio em 1989. Mercedes-Benz OF-1315 com o OM-366LA Em 1990, foram lançados os motores OM 449 A turboalimentado de 5 cilindros, com 252 cv e turbocooler, com 300 cv, além do OM 447 LA turbocooler de 6 cilindros, com 408 cv e 354 cv. chassi Mercedes-Benz/Itapemirim com o OM447LA - Tecnobus Tribus III Motores eletrônicos Em setembro de 1998, foi lançado o primeiro motor com gerenciamento eletrônico fabricado no Brasil, o OM 457 LA, que equipou o caminhão extrapesado LS 1938. No mês seguinte, foi a vez do primeiro produto da família 900, o OM 904 LA turbocooler de 4 cilindros, equipando o chassi de ônibus urbano OF 1417. Mercedes-Benz OF-1417 Mercedes-Benz LS1938Mercedes-Benz O400RSD - a primeira geração dos rodoviários com motores eletrônicos Em 2001, um importante lançamento foi o OM 460 LA de 6 cilindros e 12,8 litros, com 450 cv de potência. Este motor foi desenvolvido para atender um contrato de exportação para a Freightliner, nos Estados Unidos, unidade da Daimler Trucks. Freightliner - Daimler Chrysler Trucks U.S. Texto: Comunicação Corporativa - Mercedes-Benz Imagens: Supremo Ônibus e Google Images

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