domingo, 10 de janeiro de 2010

Mercedes-Benz lidera a produção de caminhões e ônibus no Brasil em 2009

Com previsão de produção de um volume de 53.270 unidades neste ano, a Empresa confirma a posição de maior fabricante de veículos comerciais do Brasil e da América Latina.

  • Empresa continua liderando a venda de veículos comerciais no mercado interno em 2009
  • Planta de São Bernardo do Campo é a maior fábrica de caminhões Mercedes-Benz fora da Alemanha
  • Unidade brasileira é uma empresa da Daimler Trucks, maior fabricante mundial de veículos comerciais

A Mercedes-Benz do Brasil, com previsão de produção de 34.300 caminhões e 18.970 ônibus em 2009, assegura, mais uma vez, a posição de maior fabricante de veículos comerciais do País e da América Latina. Desde 1956, a planta da Empresa em São Bernardo do Campo, São Paulo, já produziu mais de 1.200.000 caminhões e mais de 500.000 ônibus. Esta é a maior fábrica de caminhões Mercedes-Benz no mundo, fora da Alemanha, e a única da Daimler Trucks - Divisão de Veículos Comerciais da Daimler AG - a produzir, num mesmo local, caminhões, chassis de ônibus e agregados, como motores, câmbios e eixos, além de cabinas.

Neste ano, a Empresa continua liderando as vendas de veículos comerciais no mercado interno, com a comercialização de cerca de 51.000 unidades, sendo 33.000 caminhões no segmento acima de 3,5 toneladas de PBT - peso bruto total, 12.000 ônibus e 6.000 comerciais leves.

Após um primeiro semestre desafiador em 2009, a Empresa volta a um excelente ritmo de produção na segunda metade do ano, atendendo assim ao aumento de demanda dos clientes motivado pela retomada do crescimento econômico do País. A Mercedes-Benz já está preparada para dar continuidade ao ritmo de crescimento em 2010. Aliás, a Empresa contratou 1,3 mil colaboradores este ano para atender ao aumento das vendas.

As perspectivas sinalizam que 2010 deverá ser ainda mais promissor, confirmando o grande potencial de crescimento do Brasil e sua importante posição como membro do BRIC. Diante desse contexto, a Mercedes-Benz reafirma sua confiança no País, buscando ser a marca número um na mente dos clientes brasileiros, imagem construída e consolidada ao longo dos 53 anos de atuação no Brasil. Afinal, de cada dois caminhões que circulam pelas estradas e cidades brasileiras, um leva a estrela de três pontas na grade e de cada dez ônibus, sete são da marca.

Retomada do crescimento estimula as vendas de caminhões

O reaquecimento econômico do País se refletiu positivamente na retomada do setor de transporte de cargas. O excelente ritmo da economia no País gerou um clima de otimismo no mercado, resultando em mais encomenda para a indústria e produtos no varejo, o que aumenta a demanda por caminhões.

Nos doze meses deste ano, a Mercedes-Benz deverá vender cerca de 33.000 caminhões no atacado, no mercado interno, considerando o segmento acima de 3,5 toneladas de PBT. Em 2009, o mercado brasileiro deverá superar a marca de 115.000 unidades.

Com 3.625 caminhões comercializados no atacado, outubro de 2009 foi o melhor mês de vendas desses produtos na história da Empresa desde abril de 1981.

O setor atacadista e o comércio varejista destacam-se entre aqueles que mais compraram caminhões no ano passado, ao lado da construção civil, grandes obras do PAC, mineração, cana-de-açúcar, agronegócios, exportação de grãos e distribuição de bebidas.

Ao longo de 2009, a Empresa lançou 12 novos modelos de caminhões, 6 deles voltados para aplicações na construção civil e obras de infra-estrutura. Para todas as demandas do mercado, a marca oferece os produtos mais adequados, que asseguram qualidade e rentabilidade operacional para os clientes.

A atual oferta de caminhões Mercedes-Benz, a maior do mercado brasileiro, é formada pelas famílias Actros, Axor, Atego, Accelo e Linha Tradicional. São 44 modelos básicos, que permitem inúmeras versões de configuração de cabinas, entreeixos e outros componentes.

Em 2010, a Empresa inicia as vendas dos novos caminhões rodoviários Actros 2546 6x2 e Actros 2646 6x4. Tais modelos atendem plenamente às demandas das empresas de transporte e logística no País, que estão se profissionalizando e se especializando cada vez mais, exigindo produtos especificados e soluções avançadas, o que é totalmente assegurado pelo Actros.

Renovação e ampliação de frota aquece o segmento de ônibus

Confirmando a liderança absoluta no segmento de ônibus, a Mercedes-Benz deverá fechar o ano com um volume superior a 12.000 unidades vendidas, num mercado de mais de 25.000 unidades no período. Com 1.041 ônibus vendidos, novembro foi o melhor mês da Empresa nos últimos quinze anos.

No segmento de ônibus, as principais vendas do ano concentraram-se na renovação de frotas para ampliação e melhoria do transporte coletivo urbano e nas aquisições ligadas aos programas governamentais de melhoria no transporte escolar, como o Caminho da Escola do Governo Federal e as iniciativas estaduais dos governos de São Paulo e Paraná.

Para esse segmento, a Empresa oferece uma ampla e diversificada linha de ônibus, que vai de chassis de miniônibus e veículos articulados para transporte urbano até chassis para aplicações rodoviárias de longas distâncias.

Em 2009, a Mercedes-Benz iniciou as vendas do chassi OF 1218 para o segmento de midibus, ampliando ainda mais a sua abrangente linha de ônibus. A Empresa também destacou no mercado as vantagens do sistema BRT (Bus Rapid Transit) para o transporte coletivo urbano de grande volume de passageiros, solução cada vez mais adotada em grandes e médias cidades do Brasil e da América Latina.

Desempenho em veículos comerciais leves

Neste ano, a Mercedes-Benz deverá comercializar um volume de cerca de 6.000 veículos comerciais leves, num mercado de 24.000 unidades. Disponível nas versões Van, Furgão e Chassi, a linha Sprinter é reconhecida por atributos como qualidade, confiabilidade e rapidez no transporte de passageiros e de cargas.

Para os clientes do setor, a Empresa lançou duas novas versões no ano passado, como a van de 20 lugares, que oferece a maior capacidade de transporte de passageiros desta linha e a maior do mercado entre as vans que já saem prontas de fábrica. Este veículo é indicado especialmente para o transporte de turistas e executivos nas grandes cidades, em deslocamentos entre aeroportos, hotéis, locais de negócios e eventos, além de fretamento.

Para o transporte de cargas, a novidade do ano foi o furgão Sprinter Street de 13,4 metros cúbicos, o maior entre os furgões que podem circular em zonas de restrição de regiões metropolitanas, como São Paulo.

Exportação de veículos comerciais

Em 2009, a Mercedes-Benz do Brasil deverá confirmar, mais uma vez, a posição de maior exportadora de veículos comerciais do País, vendendo mais de 3.000 caminhões e cerca de 6.500 ônibus no mercado externo. O volume acumulado desde 1961, ano em que iniciou as vendas para o mercado externo, estará em torno de 188.000 caminhões e 165.000 ônibus, superando o expressivo marco de 350.000 veículos comerciais exportados.

Atualmente, a Empresa comercializa seus produtos para mais de 30 países de diversos continentes. No mês de outubro, realizou a venda de 1.045 chassis de ônibus urbanos para empresas de transporte coletivo do Chile, ampliando assim a presença dos produtos da marca no sistema BRT de Transantiago.

Neste mês de dezembro, a Mercedes-Benz do Brasil deu início também à entrega de 460 chassis de ônibus rodoviários O 500 RSD para a África do Sul, veículos que serão utilizados no transporte de passageiros durante a Copa do Mundo de 2010.

Fonte: Mercedes-Benz do Brasil

3 comentários:

  1. Não me recordo Mahsa, se o ano passado(2008), não me recordo se foi a MAN/Volks que ficou em 1º na produção nacional de caminhões ou a MBB. Tens essa informação?...ABS!!

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  2. Eles foram em 1º só na linha até 8 toneladas. Abç

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